O Chamado Do Cuco (The Cuckoo's Calling) - J.K. Rowling

Autor: J. K. Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith.
País: Reino Unido
Género: Romance policial
Editoras
 Reino Unido: Sphere Books 
Estados Unidos: Little, Brown and Company
Brasil: Rocco 
Lançamento
Reino Unido: abril de 2013
Brasil: 1 de Novembro de 2013
Páginas: 464

The Cuckoo's Calling é um romance policial escrito pela escritora britânica J. K. Rowling, publicado sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

A autoria de Rowling foi revelada pelo The Sunday Times em 13 de julho de 2013, depois de uma investigação de como um autor estreante "com um fundo no exército e da indústria de segurança civil" poderia escrever seu primeiro romance de forma confiante. Depois de ser revelada como a autora, Rowling disse que ela teria gostado de permanecer anônima por mais algum tempo afirmando que, "Ser Robert Galbraith foi uma experiência libertadora... Foi maravilhoso publicar sem expectativa e puro prazer para obter realimentação com um nome diferente".

Sinopse

Um brilhante mistério de estreia de uma maneira clássica: Detive Cormoran Strike investiga o suicidio de uma supermodelo.
Depois de perder sua perna em uma mina no Afeganistão, Cormoran Strike está apenas tocando sua vida como investigador privado. Strike conseguiu um cliente e os credores o estão chamando. Ele também terminou com sua namorada de longo prazo e está vivendo em seu escritório.
Então, John Bristow passa por sua porta com uma história impressionante: Sua irmã, a lendária modelo Lula Landry, conhecida por seus amigos como Cuckoo, notoriamente havia morrido alguns meses atrás. A policia julgou como suicídio, mas John se recusa a acreditar nisto. O caso liga Strike com o mundo dos belos milionários, namorados rockstars e designers desesperados e isso o introduziu a todas as mais diferentes formas de prazer, tentação, sedução e ilusões que o homem conhece.
Você pode pensar que conhece detetives, mas você nunca conheceu um como Strike. Você pode pensar que conhece ricos e famosos, mas você nunca os viu sob uma investigação como essa.

Vendas e recepção

Antes de Rowling ser revelada como autora, 1.500 cópias do livro foram vendidas desde o seu lançamento em abril de 2013.4 O livro pulou da 4709º posição para o primeiro lugar da lista de best-sellers na Amazon.com depois da revelação da autoria, em 14 de julho de 2013.5
A obra foi aclamada por quase toda a crítica universal, apesar de não ter sido um grande evento comercial. No site Goodreads, de leitura online, o romance teve uma classificação de 4 em 5, indicando comentários quase totalmente favoráveis ​​para o livro com um total de 82 votos e 36 reviews. O Publishers Weekly disse que o romance combinando "um detetive complexo e atraente e uma assistente igualmente bem formada e improvável com um crime desconcertante" é ideal para fazer uma estreia brilhante.

Agradecimentos da autora e sequência

Cerca de um dia após a revelação da autoria de J. K. Rowling sobre The Cuckoo's Calling, o site oficial da escritora foi atualizado com uma declaração explicando sobre a obra e agradecendo aos colaboradores e fãs.6
"Eu esperava manter esse segredo por mais tempo, porque ser Robert Galbraith tem sido uma experiência libertadora! Tem sido maravilhoso publicar sem publicidade ou expectativas e puro prazer receber opiniões de editores e leitores por baixo de um nome diferente. A vantagem do livro ter sido descoberto é que eu posso agradecer publicamente a meu editor David Shelley, que tem sido um grande cúmplice no crime, todas essas pessoas da Little Brown que têm trabalhado tão duro em The Cuckoo’s Calling sem perceber que fui eu quem escrevi, e os leitores e revisores, tanto nas revistas quanto online, que têm sido tão generosos com a novela. E para aqueles que perguntaram sobre uma sequência, Robert certamente pretende continuar a escrever a série, embora ele provavelmente continuará a recusar aparições públicas."

Curiosidades:
  • A Editora Rocco comprou o direito de publicar o livro no Brasil, antes mesmo da descoberta que o novo autor Robert Galbraith na verdade era J.K
  • Após essa revelação, “The Cuckoo’s Calling”, o primeiro de uma série cujo próximo volume deve sair em 2014, atingiu em 24 horas o primeiro lugar da lista de best-sellers da Amazon, tanto na Grã-Bretanha quanto nos EUA.
  • A tradução brasileira do livro é de Ryta Vinagre, a mesma tradutora de “Crepúsculo” e "As Vantagens de Ser Invisível".
  • Depois da revelação da autoria de Rowling, o livro vendeu mais de 17 mil cópias em sete dias. 
  • Mesmo antes do vazamento, o romance recebeu propostas para ser adaptado ao cinema e à TV. 
  • Em 2014 sairá no Reino Unido um novo livro do detetive, que Rowling novamente assinará com o pseudônimo.
Personagens:

- Cormoran Strike: O detetive. Ele tem poucos clientes, contas pra pagar e é obrigado a se mudar para o seu escritório depois de terminar o namoro. Ele também perdeu uma perna na guerra do Afeganistão.
- Robin Ellacott: Com 25 anos, é a secretária temporária do Strike. Ela adora investigações, é inteligente e competente.
- Lula Landry: É a modelo que morreu, chamada de Cuckoo pelos amigos.
- John Bristow: É o irmão adotivo de Cuckoo, que contrata o Strike.
- Charlie Bristow: Irmão do John, e amigo de infância do Strike. Charlie morreu num acidente quando tinha 9 ou 10 anos.
- Alison: Namorada do John.
- Tony Landry: É o tio materno de Cuckoo e John. Ele desaprovava o estilo de vida de Cuckoo. Está tendo um caso.
- Lady Yvette Landry: É a mãe adotiva de Cuckoo e John. Ela está muito doente e sua relação com Cuckoo era fechada.
- Sir Alec Bristow: É o marido de Yvette. Ele é fundador de uma companhia de eletrônicos. Alec era estéril, e por isso adotou três crianças - Cuckoo, John e Charlie.
- Evan Duffield: Era o namorado de Cuckoo. Ele foi o suspeito número um depois da morte de Cuckoo, mas conseguiu muitas testemunhas para um álibi. Ele brigou com ela antes da tragédia.
- Lucy Strike: É a irmã mais nova do Strike. Ela é muito julgadora.
- Rochelle Onifade: É uma amiga sem teto de Cuckoo, de um ambulatório. Rochelle estava ciente dos problemas da amiga e estava chantageando John.
- Guy Somé: É o designer da Cuckoo. Ele estava em Tóquio na semana em que Cuckoo morreu, mas é uma testemunha de caráter astuto.
- Deeby Macc: Rapper americano que supostamente estaria num apartamento abaixo de Cuckoo, no dia da morte da modelo.
- Kieran Kolovas-Jones: É o motorista pessoal de Cuckoo, que tem aspiração de ser famoso como ator.
- Ciara Porter: Modelo e amiga de Cuckoo.
- Freddy Bestigui: Produtor de filmes e vizinho de Cuckoo. Ele é difícil de contatar e tem fama de ser difícil. Ele e sua esposa Tansy estão em processo de divórcio.
- Tansy Bestigui: É a esposa de Freddy e testemunha-chave, pois ficou por dentro de alguns eventos na noite da morte de Cuckoo. Sua maneira plausível desperta a atenção de Strike e da polícia.
- Cyprian May: É sócio do escritório de advocacia onde John Bristow trabalha. Sua esposa é Ursula.
- Ursula: É irmã de Tansy Bestigui e esposa de Cyprian.
- Marlene Higson: É a mãe adotiva de Cuckoo, que é bem mais pobre que a família adotiva da filha. Ela vende informações sobre Cuckoo para a mídia a qualquer oportunidade.
- Matthew: É o noivo de Robin, que trabalha como contador. Ele se propõe a Robin no início do livro e não aprova seu trabalho para Strike, a quem ele considera ser uma pessoa obscura.


Lançamento em 1º de novembro. Prefere em brochura, capa dura ou e-book? Escolha o seu:

- Submarino: Capa dura (http://bit.ly/GCroyT) e brochura (http://bit.ly/1fOdPMm)... 
- Saraiva: Capa dura (http://bit.ly/1bEkmUw) e brochura (http://bit.ly/1gaDooq)
- Fnac: Capa dura (http://bit.ly/19Zcgmi) e brochura (http://bit.ly/176imzy)
- Livrarias Curitiba: Capa dura (http://bit.ly/1aSeLsO) e brochura (http://bit.ly/1a6u6VG)
- Ponto Frio: Capa dura (http://bit.ly/1gaEjW8) e brochura (http://bit.ly/19mVa6I)
- Livraria da Travessa: Capa dura (http://bit.ly/19ETnEn) e Brochura (http://bit.ly/1f5pBkb)
- Livraria Cultura: Capa dura (http://bit.ly/19ZbFRx) e brochura (http://bit.ly/19ZbFRx)

Postar um comentário